Obras de reforma Do CTA/SAE iniciam a partir de segunda-feira

Obra está orçada em R$ 266 mil e contará com remodelagem completa de toda a estrutura física, incluindo laboratório

Foi assinada na manhã de ontem (sexta-feira, 14) a ordem de serviço autorizando o início das obras de reforma e ampliação do CTA-SAE – (Centro de Testagem e Acompanhamento; Serviço de Assistência Especializada) de Tangará da Serra.

O ato de assinatura da OS ocorreu no próprio CTA-SAE e contou com as presenças do prefeito Fábio Junqueira e do secretário municipal de Saúde Itamar Martins Bonfim.

Em razão da reforma, a unidade atende provisoriamente no Jardim Tangará I, Rua 10, nº 458-W
Em razão da reforma, a unidade atende provisoriamente no Jardim Tangará I, Rua 10, nº 458-W

Segundo o secretário, os trabalhos iniciam esta semana, com as primeiras ações já nesta segunda-feira (17) e tem prazo de conclusão de seis meses. Em razão da reforma, a unidade atende provisoriamente no Jardim Tangará I, Rua 10, nº 458-W.

A obra está orçada em R$ 266 mil e contará com remodelagem completa de toda a estrutura física, com ampliação em mais duas salas, substituição do telhado, de paredes de PVC por alvenaria, laboratório, entre outros. “A última reforma foi a 10 anos, em 2008. Com a nova estrutura daremos melhores condições de atendimento ao público”, disse Itamar Bonfim.

Ele acrescenta que a unidade CTA-SAE irá dispor de um laboratório, que oferecerá exames laboratoriais aos usuários da unidade. O CTA-SAE de Tangará da Serra é referência na região, atendendo a pacientes de 10 municípios.

Ato de assinatura da OS ocorreu no próprio CTA-SAE e contou com as presenças do prefeito Fábio Junqueira e do secretário municipal de Saúde Itamar Martins Bonfim
Ato de assinatura da OS ocorreu no próprio CTA-SAE e contou com as presenças do prefeito Fábio Junqueira e do secretário municipal de Saúde Itamar Martins Bonfim

O que é CTA-SAE?

CTA são Centros de Testagem e Aconselhamento em serviços de saúde com a função de diagnosticar e também prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Nestes locais, qualquer pessoa pode fazer um teste de HIV, sífilis, além de exames para hepatites B e C sem custo nenhum. O atendimento guarda sigiloso, não havendo nenhum tipo de exposição.

O serviço dispõe de exames, aconselhamento sobre cada doença e os riscos que representam e as maneiras mais indicadas para prevenção. Também oferece apoio emocional ao paciente, com todas as dúvidas esclarecidas sobre DST e HIV/aids.

O CTA também oferece insumos de prevenção, como preservativos masculinos e femininos à população em geral, gel lubrificante para profissionais do sexo, e outros materiais e kits.

Já o Serviço de Assistência Especializada – SAE – é responsável pela assistência ambulatorial às pessoas portadoras de HIV/Aids e Hepatites Virais. O objetivo destes serviços é prestar atendimento integral aos pacientes por meio equipe multidisciplinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
%d blogueiros gostam disto: