Decisivo: Final de semana de convenções definirá candidaturas em Mato Grosso

Em Mato Grosso, as incertezas ainda imperam, apesar de eventuais composições já estarem encaminhadas

Cerca de uma dezena de siglas realizarão suas convenções neste final de semana para definir candidaturas e composições para um pleito que promete ser um dos mais acirrados da história política moderna de Mato Grosso.

Os encontros partidários se intensificarão no próximo final de semana não somente em Mato Grosso, mas em todo o país. Em Mato Grosso, as incertezas ainda imperam, apesar de eventuais composições já estarem encaminhadas. Neste contexto, são as barganhas entre as agremiações que correspondem aos detalhes que ainda impedem que alianças sejam seladas.

Principais candidaturas: Pedro Taques tentará reeleição, enfrentando Mendes e Fagundes
Principais candidaturas: Pedro Taques tentará reeleição, enfrentando Mendes e Fagundes

DEM e aliados

No sábado, o DEM, que tem como pré-candidato ao governo o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes, realiza sua convenção a partir das 9h no Ginásio Dom Aquino, em Cuiabá. No mesmo local, PSD e MDB promovem suas convenções. As duas siglas integram o arco de alianças com o DEM, ao lado de DC e PDT, que deverá fornecer o vice na majoritária da composição, através do ex-prefeito de Lucas do Rio Verde Otaviano Pivetta. O ex-senador Jayme Campos (DEM) e o ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD) deverão ser confirmados como postulantes ao Senado Federal.

PSDB e grupo

O PSDB promove sua convenção a partir das 09hs de domingo, no Hotel Fazenda Mato Grosso, na capital. Com a máquina do estado nas mãos, o tucano Pedro Taques (PSDB) busca a reeleição e já tem definidos em seu palanque nomes como o deputado federal e também tucano Nilson Leitão e da juíza aposentada Selma Arruda (PSL) como virtuais candidatos ao Senado.

Taques, porém, guarda a sete chaves suas opções de candidato a vice-governador em sua chapa, que sairá dos partidos do seu arco de alianças – PSB, PSL, PPS, Solidariedade, Avante, Patriota. Ele já cogitou a própria Selma Arruda – que preferiu manter-se na disputa ao Senado -, Adilton Sachetti (PRB) – que pendeu para o grupo de Wellington Fagundes, candidato ao governo pelo PR -, e, ainda, Carlos Fávaro (PSD), que negou a possibilidade em favor da aliança com o DEM de Mauro Mendes.

Republicanos

O Partido da República (PR), do senador e pré-candidato ao governo Wellington Fagundes, realiza sua convenção na tarde de domingo, a partir das 14hs, no Hotel Delmond, na avenida André Antônio Maggi, em Cuiabá. A candidatura de Wellington ficou enfraquecida com a debandada do MDB e do PSD, que chegaram a anunciar aliança com a sigla republicana, mas acabaram optando pelo DEM de Mendes.

Como candidatos ao Senado, Fagundes deverá ter sem seu palanque Adilton Sachetti (PRB) e Maria Lúcia (PCdoB). O PP também integra aliança com o PR, assim como o PCdoB, que aproveitará a mesma hora e local do PR para formalizar sua convenção.

Outros

O Psol, do procurador Mauro, realiza convenção às 14h de domingo, na Adufmat. A sigla, que deverá lançar o próprio procurador Mauro ao governo, contará com chapa pura na disputa.

O Partido Novo realizou sua convenção já da semana passada, lançando candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal. O advogado Waldir Caldas será o candidato ao Senado.

A Rede Sustentabilidade lançou o ex-superintendente da PRF Arthur Nogueira como candidato ao governo, fazendo palanque a Marina Silva, pré-candidata a presidente da República.

Também promovem convenções neste final de semana o PRB (sábado, 19h, Hotel Paiaguás); o Podemos, que quer reeleger José Medeiros ao Senado (domingo, 8h30, Hotel Delmond); e o PP (16h, na sede da sigla, Jardim Cuiabá).

Isolado entre os partidos e acuado com a prisão do seu líder maior – ex-presidente Lula -, o PT aguarda orientação nacional para definir seu rumo em Mato Grosso. No estado, os principais nomes da sigla são o do presidente do diretório regional, deputado estadual Valdir Barrando, e o professor Domingos, da Unemat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar