Calor aperta na semana, mas poderá ocorrer declínio a partir de domingo

Predomínio do sol combinará com falta de chuvas e baixa umidade relativa do ar

O calor voltou a se instalar em Tangará da Serra e todo o estado de Mato Grosso e o sol se mostra soberano, indicando não haver previsão de chuva e anunciando baixa umidade relativa do ar. É o que diz o portal Clima Tempo, especializado em meteorologia.

Avenida Brasil, em Tangará da Serra: Sol forte e calor durante a semana
Avenida Brasil, em Tangará da Serra: Sol forte e calor durante a semana

Segundo o site, no Centro-Oeste é normal que o tempo fique seco durante o inverno por conta da falta da influência da umidade da Amazônia. Em Mato Grosso, o tempo mais aberto favorece maior amplitude térmica, que consiste em grande diferença entre a temperatura mínima e máxima.

A semana iniciou com pico de 35 graus celsius no meio da tarde de ontem, segunda-feira (25). Nesta madrugada, porém, os termômetros caíram pela metade, com o filamento de mercúrio marcando mínima de 17 graus.

A partir de hoje e até o próximo sábado, as temperaturas de mantém mais elevadas, com as máximas chegando aos 36°C, nas tardes, e as mínimas oscilando entre 16 e 19 graus nas madrugadas.

Declínio

Já no domingo, o Clima Tempo indica que as temperaturas poderão entrar em declínio, ficando mais amenas, com máximas entre 27 e 29 graus celsius e as mínimas descendo aos 16°C.

Há, inclusive, possibilidade de um ‘friozinho’ nos primeiros 10 dias de julho, com mínimas podendo baixar aos 10 graus de madrugada.

Trimestre

Secura: Baixa umidade relativa do ar será a marca do clima até setembro
Secura: Baixa umidade relativa do ar será a marca do clima na região até setembro

Durante o próximo trimestre – de julho a setembro -, toda a Região Centro-Oeste terá pouquíssima chuva e temperaturas em elevação gradativa a partir de agosto. Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, a umidade relativa do ar será muito baixa no próximo trimestre. “Isso irá proporcionar a proliferação das queimadas a partir da segunda quinzena de agosto”, prevê.

Ainda para agosto, Nascimento prevê mais calor em Mato Grosso, com altas temperaturas predominando em toda a região Centro-Oeste também no mês de setembro, quando poderão ocorrer algumas chuvas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar